quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nelly Furtado







Nelly Furtado é filha de emigrantes açorianos que se estabeleceram no Canadá. Além do inglês ela também fala o português fluentemente. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.




Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como “…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo”.




Lá onde formou o duo Nelstar* em 1997 com o músico local Tallisman. “Like”, uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee’s Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records.




Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles “I’m Like a Bird” e “Turn Off the light”. Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música “I’m Like a Bird”. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa “Fotografía” com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espirito latino.



O seu estilo era basicamente o pop e o folk, e agora com o seu atual álbum, Loose, mudou seu estilo completamente para o hip-hop e para o R&B.

"SaY iT rIgHt"

Sem comentários: