segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tarja Turunen



Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli é uma cantora finlandesa. Hoje vive em Helsinque. Foi vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish. É a mais popular do gênero na Finlândia e pela Europa, além de cantora lírica e que agora se concentra em sua carreira solo.








No Brasil para lançar seu primeiro disco solo, Tarja Turunen mostra que superou demissão do Nightwish...




SÃO PAULO - Em turnê no Brasil para lançar seu primeiro disco solo, "My winter storm", Tarja Turunen, ex-vocalista do Nightwish, mostrou que já superou a abrupta demissão da banda há cerca de um ano e disse estar vivendo a fase mais feliz de sua vida, "com liberdade para tocar minhas próprias músicas e trabalhar com pessoas a quem amo e que me respeitam".



Tarja Turunen é uma celebridade na Finlância e tornou-se uma espécie de embaixadora da cultura finlandesa.



- O rock finlandês tem crescido muito nos últimos dez anos e me sinto honrada de representá-lo para o resto do mundo.



A cantora, vestindo preto da cabeça aos pés e usando uma maquiagem pesada, mostrou-se indignada com o decreto do governo russo que proíbe estudantes a irem a escola vestidos como góticos.



- Acho absurdo um governo julgar as pessoas pela maneira como se vestem.



Na coletiva, fãs brasileiros foram prestigiar a cantora e em número superaram os jornalistas presentes. Tarja, que chegou ao local com quase duas horas de atraso, confessou que foi dançarina de bossa nova e samba e chegou a participar de concursos de dança na Finlândia.



- Fiquei muito triste por ter que parar quando tive problemas nos joelhos - contou, recusando um convite para demonstrar sua habilidades de dança. - Hoje em dia não danço mais em público.
Disse ser fã de Paulo Coelho e garantiu ter lido todos os livros. ~



- A obra de Paulo Coelho me influenciou muito. Também conheço o trabalho do Sepultura e tenho em casa todos os discos do Angra.



No show, Tarja prometeu tocar músicas do Nightwish nunca tocadas ao vivo pelo grupo e que são mais focadas em sua voz, além do repertório de "My winter storm".



- Gosto de aliar em meu trabalho a beleza e a escuridão e de usar minha voz educada liricamente em músicas pesadas. Transitar e unir música clássica com heavy metal sempre fez parte do meu trabalho e é natural para mim. Acho que é impossível categorizar a música que faço. Quem ouve minha música precisa ter a mente aberta e o desejo de se emocionar.




"die alive"

Sem comentários: